sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A utilidade da Internet nos dias de hoje

Antes de falar na utilidade da Internet, convém entender o que é a Internet. Ela não é como uma biblioteca física, situado num edifício localizado em algum lugar específico. Podemos imaginar um enorme quarto cheio de aranhas. As aranhas vão tecendo as suas teias, interligando-as de modo que as aranhas podem circular pelos seus labirintos. A Internet é um conjunto enorme de computadores e de redes interligados de maneira a tornar possível a troca de informações em qualquer parte do mundo. A estas informações que circulam dá-se o nome de Web, ou seja teia. Quando falamos de World Wide Web, estamos a referir-nos á teia de alcance global. O que se pode encontrar nesta “teia” de informação?

Bem, ela oferece-nos uma crescente teia de informações com assuntos sobre medicina, ciência e arte. Pode dar-nos matérias e informações de pesquisa para os alunos e professores nas escolas. Informações sobre recreação, entretenimento, desporto, compras e oportunidades de emprego. A Internet provê ainda acesso a enciclopédias, dicionários e mapas.

Através da Internet os amigos e familiares podem comunicar entre si, mesmo que estejam do outro lado do mundo. Podemos fazer pesquisas científicas sobre muitas matérias. Os lavradores podem obter informações sobre os melhores métodos de cultivo para s suas terras. As empresas sentem-se atraídas pelo enorme potencial de anunciar os seus produtos e serviços. Por isso gastam milhares de euros ao contratarem os serviços de designers e programadores para criarem os seus próprios sites, pois sabem que têm milhões de potenciais fregueses na Internet. Também pessoas em todo o mundo lêem as notícias, nacionais e internacionais, nos seus vastos serviços de informação.

Mas o uso da Internet pode ser uma bênção ou uma maldição. Como assim? Por exemplo os alunos podem de forma rápida encontrar informações muito úteis para os seus trabalhos da escola. Mas correm o risco de simplesmente descarregarem informações, sem entenderem plenamente, nem associarem essa informação com o que já sabem. Penso que até mesmo os professores precisam ter cuidados neste sentido. Seria um erro tirar as informações da Internet, e entregá-las aos alunos sem o devido tratamento e reflexão.

Como diz o livro de Irene Tomé, A NOVA SOCIEDADE TECNOLÒGICA:”Enquanto a percepção e descodificação da informação sonora e visual é inata ao homem, os códigos de descodificação da leitura e da escrita não são naturais, são adquiridos nos sistemas de ensino/aprendizagem, e a competência individual na descodificação dos mecanismos da leitura e de escrita está na razão directa do número de anos passados nos bancos da escola…a compreensão aprofundada da vida é privilégio dos que acederam às chaves dos códigos que permitem ler e escrever”. Página 13.

De maneira que além de saber ler, precisamos ser capazes de identificar e determinar o significado das palavras, o sentido global do texto, e a relação do que estamos a ler com o que já sabemos. O que se pretende transmitir com essa informação? Quem é o autor? A informação é proveniente de fontes fidedignas, ou é apenas um blog em que se transmite uma opinião? A fonte é tendenciosa? Quer dizer, provem de entidades políticas ou religiosas que apenas visam doutrinar as pessoas? Fazendo uma comparação com outras informações, existe contradição? Ao nível da ciência por exemplo, existe muitos cientistas que gostam de protagonismo e fama, e, isso muitas vezes faz com que de forma apressada divulguem suas conclusões sem as devidas reservas. Considero muito importante esta reflexão, para determinar a veracidade da informação.

As vantagens e desvantagens do uso da Internet nos serviços públicos

Vantagens

Hoje em dia creio que já não há dúvidas acerca do grande contributo dado pela Internet para a desburocratização e transparência nos serviços públicos. Hoje é possível fazer quase tudo pela Internet, sem necessidade de nos deslocarmos às Repartições. Podemos fazer quase tudo nas repartições públicas. Requisitar licenças, selos para o carro, anular matrículas, declarações de rendimentos, pagar impostos. Nas nossas relações com Bancos, podemos consultar saldos (se houver dinheiro, claro) pedir empréstimos, fazer transferências, pagamentos de serviços, carregar telemóveis e muito mais. Nos supermercados podemos pagar com cartões de débito ou de crédito.

Nas escolas há hoje uma maior eficácia do ensino com recurso aos meios informáticos. É possível uma maior participação crítica e interveniente bem como um melhor acesso às investigações científicas, enriquecendo desta forma o conhecimento.

Desvantagens

Os que usam a Internet são especialmente vulneráveis a escrutínio indesejado. Praticamente não existe actividade ou serviço on-line que garanta um absoluto direito de privacidade. È possível, segundo os entendidos, retirar informações ou documentos de sites, ou simplesmente vasculhar esses serviços, sem qualquer controlo. E contrário ao que se possa pensar, estas actividades não são anónimas. É possível gravar muitas actividades do utilizador da Internet incluindo as agências e sites que visitou, registos de navegação, ect. Estes dados são úteis na elaboração de listas específicas de utilizadores de gostos e hábitos similares.

Outras formas de o nosso nome entrar nas listas dos mercadores da Internet, poderá ser:

- Quando preenchemos certificados de garantia ou cartões de registo de produtos que compramos.

- Ao tornamo-nos, membros de um clube, organização ou instituição de caridade, ou fazer doações para tais, através da Internet.

- Assinar revistas, clubes do livro ou do disco.

- Ter nosso nome ou endereço numa lista telefónica on-line.

- Participar em Sorteios ou apostas, on-line.

- Usar um cartão de débito ou de crédito ou a identificação da conta bancária. É possível a firma vincular o nosso nome e endereço à lista de mercadorias que compramos ao fazer passar estes cartões nos códigos de barras. Desta maneira é possível compilar dados detalhados sobre os nossos hábitos de compras e usar isso para promover vendas.


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