Bem, ela oferece-nos uma
crescente teia de informações com assuntos sobre medicina, ciência e arte. Pode
dar-nos matérias e informações de pesquisa para os alunos e professores nas
escolas. Informações sobre recreação, entretenimento, desporto, compras e
oportunidades de emprego. A Internet provê ainda acesso a enciclopédias, dicionários
e mapas.
Através da Internet os
amigos e familiares podem comunicar entre si, mesmo que estejam do outro lado
do mundo. Podemos fazer pesquisas científicas sobre muitas matérias. Os
lavradores podem obter informações sobre os melhores métodos de cultivo para s
suas terras. As empresas sentem-se atraídas pelo enorme potencial de anunciar
os seus produtos e serviços. Por isso gastam milhares de euros ao contratarem
os serviços de designers e programadores para criarem os seus próprios sites,
pois sabem que têm milhões de potenciais fregueses na Internet. Também pessoas
em todo o mundo lêem as notícias, nacionais e internacionais, nos seus vastos
serviços de informação.
Mas o uso da Internet pode
ser uma bênção ou uma maldição. Como assim? Por exemplo os alunos podem de
forma rápida encontrar informações muito úteis para os seus trabalhos da
escola. Mas correm o risco de simplesmente descarregarem informações, sem
entenderem plenamente, nem associarem essa informação com o que já sabem. Penso
que até mesmo os professores precisam ter cuidados neste sentido. Seria um erro
tirar as informações da Internet, e entregá-las aos alunos sem o devido
tratamento e reflexão.
Como diz o livro de Irene
Tomé, A NOVA SOCIEDADE TECNOLÒGICA:”Enquanto
a percepção e descodificação da informação sonora e visual é inata ao homem, os
códigos de descodificação da leitura e da escrita não são naturais, são
adquiridos nos sistemas de ensino/aprendizagem, e a competência individual na
descodificação dos mecanismos da leitura e de escrita está na razão directa do
número de anos passados nos bancos da escola…a compreensão aprofundada da vida
é privilégio dos que acederam às chaves dos códigos que permitem ler e
escrever”. Página 13.
De maneira que além de
saber ler, precisamos ser capazes de identificar e determinar o significado das
palavras, o sentido global do texto, e a relação do que estamos a ler com o que
já sabemos. O que se pretende transmitir com essa informação? Quem é o autor? A
informação é proveniente de fontes fidedignas, ou é apenas um blog em que se
transmite uma opinião? A fonte é tendenciosa? Quer dizer, provem de entidades
políticas ou religiosas que apenas visam doutrinar as pessoas? Fazendo uma
comparação com outras informações, existe contradição? Ao nível da ciência por
exemplo, existe muitos cientistas que gostam de protagonismo e fama, e, isso
muitas vezes faz com que de forma apressada divulguem suas conclusões sem as
devidas reservas. Considero muito importante esta reflexão, para determinar a
veracidade da informação.
As
vantagens e desvantagens do uso da Internet nos serviços públicos
Vantagens
Hoje em dia creio que já
não há dúvidas acerca do grande contributo dado pela Internet para a
desburocratização e transparência nos serviços públicos. Hoje é possível fazer
quase tudo pela Internet, sem necessidade de nos deslocarmos às Repartições.
Podemos fazer quase tudo nas repartições públicas. Requisitar licenças, selos
para o carro, anular matrículas, declarações de rendimentos, pagar impostos.
Nas nossas relações com Bancos, podemos consultar saldos (se houver dinheiro,
claro) pedir empréstimos, fazer transferências, pagamentos de serviços,
carregar telemóveis e muito mais. Nos supermercados podemos pagar com cartões
de débito ou de crédito.
Nas escolas há hoje uma
maior eficácia do ensino com recurso aos meios informáticos. É possível uma
maior participação crítica e interveniente bem como um melhor acesso às
investigações científicas, enriquecendo desta forma o conhecimento.
Desvantagens
Os que usam a Internet são
especialmente vulneráveis a escrutínio indesejado. Praticamente não existe
actividade ou serviço on-line que garanta um absoluto direito de privacidade. È
possível, segundo os entendidos, retirar informações ou documentos de sites, ou
simplesmente vasculhar esses serviços, sem qualquer controlo. E contrário ao
que se possa pensar, estas actividades não são anónimas. É possível gravar
muitas actividades do utilizador da Internet incluindo as agências e sites que
visitou, registos de navegação, ect. Estes dados são úteis na elaboração de
listas específicas de utilizadores de gostos e hábitos similares.
Outras formas de o nosso
nome entrar nas listas dos mercadores da Internet, poderá ser:
- Quando preenchemos
certificados de garantia ou cartões de registo de produtos que compramos.
- Ao tornamo-nos, membros
de um clube, organização ou instituição de caridade, ou fazer doações para
tais, através da Internet.
- Assinar revistas, clubes
do livro ou do disco.
- Ter nosso nome ou
endereço numa lista telefónica on-line.
- Participar em Sorteios
ou apostas, on-line.
- Usar um cartão de débito
ou de crédito ou a identificação da conta bancária. É possível a firma vincular
o nosso nome e endereço à lista de mercadorias que compramos ao fazer passar
estes cartões nos códigos de barras. Desta maneira é possível compilar dados
detalhados sobre os nossos hábitos de compras e usar isso para promover vendas.
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