sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A influência da Lua em fenómenos sociais


Desde a antiguidade a Lua fascina a humanidade. Ainda hoje se pode notar esta influência no nome atribuído à nossa Segunda-feira em muitas línguas. Por exemplo em espanhol é Lunes, em francês Lundi, alemão Montag, inglês Monday e italiano Lunedi todos traduzidos como o dia da Lua. São ainda resquícios da adoração que no passado se dava à Lua.

Ela tem inspirado poetas e músicos. É também sinónimo de romantismo. Os nubentes vão em ”lua-de-mel”. Também usamos a palavra “lunático” para nos referirmos a um doente mental, embora saibamos há muito que a Lua não influencia nestes casos. Usamos a expressão” andar na lua” para nos referirmos a alguém distraído.

Um importante factor da influência da Lua sobre a Terra é a sua força gravitacional, que dá origem ao fluxo das marés. Estas marés são fundamentais para as correntes marítimas, que por sua vez são vitais para os nossos padrões climáticos. A Lua serve como luz nocturna.

Outra função é estabilizar. O facto da terra no seu movimento de rotação o fazer com uma inclinação de 23º em relação ao seu eixo, importante para que haja agradáveis estações do ano, deve-se á presença da Lua com a sua força gravitacional.

A crença de que a Lua rege vários aspectos da vida na Terra é milenar. Acredita-se que as fases da Lua afectam as plantas, os animais e até mesmo as pessoas. Embora alguns conceitos antigos não tenham resistido ao escrutínio das modernas pesquisas científicas, outros perduram até hoje. Algumas pessoas estão convencidas de que há uma relação entre as fases da Lua e o crescimento das plantas. Por isso consultam calendários e almanaques para saber quando devem plantar flores, espalhar fertilizantes, engarrafar vinho ou fazer compotas e geleias. Acham que realizar determinadas actividades na fase errada da Lua compromete a qualidade do produto.

Outros dizem que se a Lua influi nas marés deve também influir nos seres humanos, pois a maior parte do corpo humano é constituída de água. E que dizer da suposta relação entre as fases da Lua e os distúrbios mentais, a data do nascimento e até o ciclo menstrual, cuja duração é praticamente a mesma que a do mês lunar? Os estudos sobre o assunto no campo da psiquiatria, da psicologia e da ginecologia não são conclusivos. Há pesquisadores que alegam ter encontrado correlações entre actividades humanas e os ritmos lunares, mas outros negam qualquer ligação desse tipo. Estes últimos argumentam que se os ciclos lunares tivessem mesmo uma influência tão grande nos nascimentos, esta relação já teria sido comprovada há muito tempo. Além disso, nenhuma das teorias propostas para explicar a suposta influência da Lua nos seres humanos convenceu a comunidade científica como um todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário