sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Capitalismo: será realmente uma evolução?


Capitalismo
O capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. As decisões sobre oferta, procura, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Não há consenso sobre a definição exacta do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica. Há, no entanto, pouca controvérsia de que a propriedade privada dos meios de produção, criação de produtos ou serviços com fins lucrativos num mercado, e preços e salários, são elementos característicos do capitalismo. Há uma variedade de casos históricos em que o termo capitalismo é aplicado, variando no tempo, geografia, política e cultura.



Comparação entre as ideias do progresso científico com o progresso social.

A teoria evolucionista desenvolvida por Charles Darwin, no século XIX preconiza:

            1ª Toda a evolução é um processo linear que sempre resulta em consequências positivas levando á plenitude social. Levaria o homem á capacidade de controlar o seu futuro.

Em vista do fracasso dos avanços tecnológicos em solucionar as tensões sociais, surge uma segunda interpretação:

            2ª O sucesso das mudanças não se relaciona com a capacidade de trazer progresso social, mas depende de factores como as relações de poder e de exploração.

 A revolução Industrial com sua capacidade de fabricar mais e com menos mão-de-obra, serve de partida para a discussão de que, se em face do avanço científico, do progresso tecnológico e do fluxo das mudanças o sistema capitalista tem sido positivo para a sociedade actual? Como se desenvolverá o contínuo progresso no futuro?

Benefícios
Efeitos na sociedade.
Sociedade de consumo.
Donas de casa com menos enfado.
Menos esforço nas empresas.
Tecnologias de informação e comunicação.
Meios de transporte rápidos e cómodos.
Nem tudo é positivo
Desemprego A introdução da automação computadorizada nas empresas tem resultado em milhares de desempregados. É verdade que as novas tecnologias tem gerado empregos de alta tecnologia tais como, operadores, projectistas e programadores de computadores A maioria dos empregos na indústria de alta tecnologia é repetitiva, altamente supervisionada, e exigem pouca perícia técnica. Também muitos destes empregos pagam salários abaixo da média.
O desenvolvimento económico dos países tem sido feito à custa da poluição do ar, contaminação das águas, destruição das florestas, acumulação de lixos. Risco para a saúde humana.
Abismo social entre países pobres e ricos.
Abismo social entre patrões e empregados. Grandes grupos económicos. Bancos. Especuladores financeiros. Empresas de rating.
A tecnologia desenvolveu-se em direcção da obtenção do lucro e não da melhoria da qualidade de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário