sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O rádio:uma invenção que mudou o mundo

A invenção do Rádio como meio tecnológico de comunicação, é uma das mais importantes feitas pelo homem. Na verdade, sem o rádio, o desenvolvimento da tecnologia espacial, por exemplo, teria sido impossível. Todas as aplicações de satélite, como a televisão, o telefone e a recolha de dados, dependem de ondas de rádio. O desenvolvimento tecnológico de transístores em micro-chips levou á criação de calculadoras de bolso e de computadores, e daí de redes internacionais de informações.
A invenção da radiocomunicação
Como acontece com outros desenvolvimentos tecnológicos, muitos reivindicam o mérito da criação do rádio. Os italianos referem Guglielmo Marconi em 1895, os brasileiros o padre Roberto Landell de Moura em 1893 e os americanos o sérvio Nikola Tesla 1894. Eu penso que uma invenção nunca pode ser mérito de apenas um só homem. Se alguém se sobressai nalguma área do conhecimento ou tecnologia, ele o faz em cima de conhecimentos adquiridos que foram desenvolvidos progressivamente. Isto se passou com o rádio.
Muitos cientistas estudaram a natureza das ondas electromagnéticas. Em 1831, o físico inglês Michael Faraday demonstrou que uma corrente eléctrica podia produzir um campo magnético e induzir uma corrente num segundo circuíto isolado do primeiro, mas colocado próximo dele. Em 1864, o físico escocês James Maxwell teorizou que a energia gerada por tais campos podia irradiar em ondas — como ondas concêntricas num lago — mas à velocidade da luz. Posteriormente, o físico alemão Heinrich Hertz confirmou a teoria de Maxwell, produzindo ondas eletromagnéticas e detectando-as de perto
Marconi, por adaptar e melhorar o equipamento disponível, e colocar uma antena rudimentar feita por ele mesmo, conseguiu transmitir um sinal telegráfico a uma distância considerável. Em 1900, foi feita uma ligação radiotelegráfica de 300 quilómetros, entre Cornwall e a ilha de Wight, no sul da Inglaterra, demonstrando o que antes era considerado impossível: contornar a curvatura da Terra com ondas de rádio. Visto que as ondas electromagnéticas viajam em linha recta, achava-se que os sinais não podiam ser recebidos além do horizonte. Logo a seguir a marinha Britânica mandou instalar aparelhos de rádio em 26 navios, bem como a construção e a manutenção de seis estações em terra. No ano seguinte, Marconi conseguiu fazer com que um sinal fraco de três pontos, que indicavam a letra S no código Morse, atravessasse o Atlântico. A invenção tinha futuro.
Desenvolvimento tecnológico
No início a telegrafia sem fio não transmitia nem palavras nem música, apenas o código Morse. Mas em 1904 com a invenção do diodo, a primeira válvula a vácuo, foi possível a transmissão e a recepção da voz. Isto transformou a radiotelegrafia sem fio como a conhecemos hoje.
Já em 1916 se percebia a possibilidade de haver um aparelho de rádio em cada casa. Em 1921 havia 8 emissoras e 564 em 1922 apenas nos Estados Unidos. A seguir á iluminação em muitos lares o rádio foi o primeiro aparelho a funcionar com electricidade. Em muitos países a rádio tornou-se monopólio do estado pois especialmente os ditadores viam a rádio como um instrumento de propaganda política.
Uma das razões da popularidade do rádio, mesmo hoje na era da televisão, é que um rádio pode-se transportar para qualquer lado que se queira. Também, muitos dizem que o rádio mexe muito mais com as emoções e com a imaginação do que a televisão. Ouvir rádio ainda é o passatempo favorito de muitas pessoas. Praticamente, todos os automóveis têm um rádio. Nas casas existem muitas vezes mais do que um aparelho de rádio.
Conclusão
Telefones sem fio, capazes de conectar dois pontos em quase qualquer parte da superfície da terra são hoje uma realidade. A perspectiva agora é que receptores sem fio, que cabem na palma da mão, englobem rádio, televisão, telefone, computador, fax, capazes de captar centenas de canais de vídeo, áudio e texto que permitem enviar mensagens por correio electrónico. Uma coisa é certa: A tecnologia do rádio continua a avançar, prometendo novos desenvolvimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário