sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A minha formação ao longo da vida


Considero que a minha formação ao longo da vida contribuiu muito para aquilo que sou hoje. Naturalmente, penso também que o que determina o verdadeiro sucesso de alguém não deve ser a sua carreira, o valor da sua casa, carro ou relógio. Deve ser algo mais significativo, que reflita o que a pessoa é como um todo, incluindo os princípios pelos quais vive e seu objectivo na vida. Uma pessoa pode ser inteligente e poderosa, mas ser um fracasso em sentido moral, carecer de amor e de verdadeiros amigos.

Desde a minha entrada na escola primária que tenho tido entusiasmo em aprender e aprofundar meus conhecimentos sobre história, ciência e matemática. Apesar de ter parado os meus estudos na escola, a minha preocupação em ler bem, em falar bem e o meu interesse por livros técnicos, contribuíram muito para que tenha sido relativamente fácil adaptar-me à minha profissão. Por outro lado, vim a compreender, por formação e por experiência, que qualidades tais como honestidade, pontualidade, diligência, empatia, veracidade e  razoabilidade são qualidades muito apreciadas pelos empregadores, e que em tempo de crise, quando é necessário escolher os empregados, em geral são os que demonstram estas qualidades que são selecionados.

Por outro lado, a contínua formação ao nível profissional é muito valiosa, especialmente nestes tempos modernos, em que se exige cada vez mais formação, versatilidade e adaptação às novas tecnologias. Mesmo não mudando de ramo de trabalho isto é necessário. Ilustrando: um lenhador que usa o machado para cortar a sua lenha, precisa de vez em quando afiar a sua ferramenta, pois de contrário, com o machado embutado, o  seu esforço será maior e com menos produtividade.

Também é necessário saber trabalhar em equipa. Numa empresa, é necessário esta mentalidade, pois comparando-a com um motor de um automóvel, nenhuma peça é mais importante do que outra. Se uma das engrenagens não funciona bem, todo o motor se ressente. Por exemplo, consideremos o que acontece numa empresa em que existem os departamento da produção, da qualidade e o de manutenção. O departamento de produção requer quantidade, o de qualidade requer que os produtos sejam de qualidade e o de manutenção exige que as máquinas estejam em perfeitas condições de funcionamento. Mas é necessário uma perfeita coordenação entre os diversos responsavéis de forma que não haja atritos e contendas. Não pode haver produção por muito tempo sem que as máquinas parem para a devida manutenção. E sem manutenção não pode haver qualidade. Por outro lado, a manutenção não pode levar tanto tempo que desconsidere a produção, pois sem produção a empresa não sobrevive.

Muitas vezes é necessário ceder, não sermos egotistas, e lembrarmo-nos de que muitas vezes as melhores ideias podem surgir de pessoas até menos qualificadas, mas talvez com uma maior experiência no assunto. A troca de ideias e opiniões sempre será útil para que haja um bom relacionamento entre todos.



Sem comentários:

Enviar um comentário